colegiorainha@servita.com.br     (21) 3392-0284 / 3392-7102 / 3392-8588

5 dicas para te tornar um mestre da escrita

No mundo contemporâneo, a capacidade de se expressar bem vem se tornando uma ferramenta muito importante para todos. Nunca se escreveu tanto quanto nos dias atuais: vivemos num mundo conectado digitalmente, aonde as redes sociais são grandes plataformas de convívio com amigos, e a escrita é o meio predominante de comunicação.
Por isso, aprender a escrever bem é, cada vez mais, uma habilidade essencial na nossa vida. Aqui vão cinco dicas que irão te ajudar a incrementar a sua capacidade de escrita:

Leia muito – muito mesmo

Só há um caminho que nos leva à uma boa escrita, e este é a leitura. Um bom repertório de livros irá te educar em relação às regras gramaticais da língua, assim como mostrará as diversas formas de se escrever bem, em termos de narrativa e elaboração do pensamento.

Escreva sobre coisas que você gosta

Todos temos um tópico que nos interessa bastante. Procure escrever sobre aquilo que te fascina e causa interesse. Leia o que outras pessoas falam sobre o assunto. Com isso, você perceberá que escrever, além de um exercício de reflexão, também envolve muita pesquisa. Afinal de contas, boas redações só demonstram o domínio do autor sobre um determinado tópico.

Seja conciso

Escrever longamente é fácil, porém entediante. O grande desafio do autor é saber ser econômico nas narrações e explicações. Frases curtas e diretas também constroem uma escrita de qualidade.

Pense no seu tópico antes de escrever

Um bom exercício para um produto de qualidade, no caso da redação, são reflexões prévias à escrita. Tire algum tempo do seu dia para pensar no tópico: no ônibus, no intervalo das aulas ou no banho. Assim, você perceberá que escrever se tornará muito mais natural e fluido.

Revise e edite seu trabalho

Escrever bem também é saber editar seu texto. Com o tempo, você perceberá fraquezas em seu texto – o processo de revisão/edição não só ajuda a remover estas imperfeições de redações finalizadas, como também te previne do mesmo erro no futuro, tornando-o um melhor escritor.
Existem diversas outras dicas para um bom trabalho de redação. No entanto, tente colocar estas cinco listadas acima em seu cotidiano. Depois, volte neste post e comente os avanços. Boa sorte!

 

Vídeos
Como Chegar
Contatos
Av. Geremário Dantas, 769
Pechincha - Rio de Janeiro – RJ

(21) 3392-0284 / 3392-7102 / 3392-8588
colegiorainha@servita.com.br

Scroll Up