A curiosidade pode ser o gatilho de um bom estudante

Todos nós convivemos, em várias fases da vida escolar, com estudantes não muito compromissados com o estudo. Muitas vezes nós mesmos o fomos! E isto é algo completamente natural no ambiente de estudo. A formação do indivíduo sofre com inúmeras variáveis que afetam o comportamento.

Porém, existem formas singulares de transformar e reverter o quadro de desinteresse destes estudantes. Uma das melhores e mais eficazes formas, por exemplo, é ativando a curiosidade dos estudantes.

É importante que os jovens entendam, em primeiro ponto, a relação entre a instituição que representa a escola e o conhecimento. De uma certa forma, é um conhecimento formal, transmitido de forma racional, que difere muito do conhecimento da vida, ou que vem à nós por meio das experiências cotidianas.

Este conhecimento que é ativado no ambiente escolar, então, só poderá ser ativado caso os métodos de análise, aprendidos no colégio, estejam internalizados pelos jovens.

Entendendo esta questão, partimos para o mais complicado. Como incentivar o jovem a buscar este conhecimento? Em primeiro momento, cabe aos pais ou responsáveis que estimulem o pensamento crítico da criança, entregando boas referências culturais, em termos de música, arte, literatura e cinema, por exemplo. Um bom repertório cultural gera um indivíduo curioso.

Partindo deste ponto, as discussões são importantes. Coloque assuntos interessantes nas discussões do jantar, nos fins de semana. Pautas que despertem a reflexão crítica. E trate o seu argumento com o válido e digno de respeito. Este fator irá desinibir o jovem a expor sua opinião nos diversos ciclos sociais.

Diversas outras dicas podem ser dadas sobre o assunto. Por fim, é sempre importante que os pais tenham uma relação próxima da instituição de ensino, entendendo seus valores e missão. Assim, a parceria entre estas importantes figuras criarão um grande indivíduo.