A educação integral e suas vantagens na formação

Mundialmente, crescem os números de estudantes matriculados no ensino integral nas escolas. A tendência, já adotada nos países desenvolvidos, ainda não é popular no Brasil.

Isto cria uma dificuldade na aceitação deste modelo como o ideal para o ensino brasileiro, por mais que estudos e experiências do cotidiano demonstrem a vantagem do período integral para crianças e adolescentes. Por isso, elencamos aqui algumas das maiores vantagens do ensino integral para a formação educacional e cultural das crianças.

O primeiro grande motivo reside no maior envolvimento do aluno com o ambiente escolar. É neste local que a criança desenvolve seus primeiros sensos de sociedade e relação interpessoal. A experiência do turno integral entrega um desenvolvimento ainda maior, pelas horas de contato com colegas e professores. Isto ajuda na criação de sensos de autoridade, individualidade, respeito ao espaço alheio, disciplina e diversas outras capacidades valorizadas no mundo contemporâneo.

Além da relação social, o turno integral também oferece uma imersão maior no conteúdo pela capacidade do aluno ter aulas extra e de reforço na instituição de ensino. Isto torna a assimilação do conteúdo mais gradativa que no meio período, pois envolve o aluno com as matérias também por mais tempo. É evidente, porém que o trabalho não pode ser extenuante, e deve ser dosado com outras atividades.

A possibilidade de se ofertar cursos extra-classe, além de esportes e atividades físicas, também é um ponto importantíssimo. Aumenta o leque de conhecimentos do aluno e o liga em atividades que, de forma eletiva, o dá prazer, criando uma ligação com singular com o conhecimento.

Por fim, deve cair o mito que o ensino integral é cansativo e demanda demais do aluno. Se aplicado da forma correta, com elementos lúdicos e engajadores, é uma certeza de formação completa e capaz.