As férias são tão importantes quanto o período letivo

O momento de férias na vida escolar é lembrado por todos nós com grande prazer. Viajávamos para a casa de parentes, praia, sítio, entre tantos outros lugares. E além da função de descanso, as férias também cumprem um importante objetivo na formação do aluno.

Para a criança, o momento de pausa entre os cursos letivos serve como o período de descoberta de novos locais. Assim, criamos uma capacidade de entender o mundo como um ambiente plural e diverso – fato que só nos é apresentado por meio de estudo e experiências de viagem. Assim, as férias tem esta importante função social.

Elas também nos conectam com uma vida fora do ambiente escolar. Este fator é muito importante também para o entendimento que a escola replica, de alguma forma, as estruturas sociais em que vivemos no mundo moderno. Há hierarquia, regras, mas também momentos para lazer e confraternização.

E por fim, as férias provém o merecido descanso dos alunos. A sensação de que o dever, quando cumprido, resulta em momentos de prazer é importante para o estímulo no desenvolvimento pessoal e profissional das crianças. Além disso, elas têm a possibilidade de voltar com todo o gás para o próximo desafio do ano seguinte!