Guia de estudos para o Ensino Médio: planejar para não se complicar

      

O rendimento escolar depende muito da qualidade dos seus estudos não só em sala de aula, mas também em casa. É super importante, portanto, estabelecer uma rotina, com disciplina e regras a serem respeitadas. Para tanto, há que se pensar na série em que você está, bem como no tempo de que dispõe para aplicar aos livros. O segredo aqui não é tanto o volume de horas debruçado sobre aquela apostila, mas sim a constância nesse trabalho.

Então vamos lá. Você já sabe quantas matérias precisa estudar e qual seu tempo disponível para cada uma delas. O próximo passo é fazer uma grade no estudos. Pegue papel e caneta e rascunhe um programa que contemple todas os conteúdos, sem exagero que torne a rotina insuportável, mas ao mesmo tempo sem ser extremamente leve – afinal, você quer seriedade, não é mesmo?

Depois disso, arrume seu material. O ideal seria um caderno para cada professor, mas um fichário com divisórias bem organizadas também serve. Acrescente também um saquinho plástico para as matérias, colocando o nome dela em uma etiqueta colada na frente. Ele servirá para guardar provas, testes e textos de apoio dados em sala. Fica fácil, assim, consultá-los depois.

Durante as aulas, anote pontos-chave da matéria. O fundamental é você aprofundar os estudos sobre esses temas naquele tempo destinado a isso em sua agenda, comentado acima. Se você fizer dessa prática um hábito, o conteúdo não vai se acumular e você não se prejudicará em aulas futuras que fazem referência a temas passados.

Os professores costumam também recomendar livros extras ou materiais paradidáticos. Consiga-os e os tenha sempre na mochila. Às vezes estamos em uma fila ou em uma viagem de ônibus sem fazer nada, e uma leitura de 15 a 30 minutinhos desse material vai certamente ajudar muito.

Como você já percebeu a essa altura, as dicas são bem simples. Para se construir uma rotina de estudos não há mistério. O que tem de haver é perseverança e força de vontade. Você consegue!

Parceiros

Endereço

Av. Geremário Dantas, 769 – Pechincha
Rio de Janeiro – RJ

Telefones:
(21) 3392-0284 / 3392-7102 / 3392-8588
E-mail:
colegiorainha@servita.com.br

Como Chegar