O reinício das aulas – período de readaptação

O início do período das aulas traz muitas novidades, tanto para os alunos, quanto para os pais. Mesmo que seja em um ambiente conhecido, os estudantes normalmente terão que passar por um processo de adaptação, já que a rotina muda e os horários se tornam um pouco mais rígidos do que nas férias. Para aqueles que vão começar em uma nova escola, a adaptação é um pouco mais delicada, afinal, é um novo ambiente com novos professores e colegas.

Para que a rotina seja absorvida mais facilmente, é crucial um certo cuidado com os horários, principalmente nos primeiros dias. Normalmente, os horários dos estudantes estão desregulados por conta das férias – período em que é normal haver muita flexibilidade. Por isso, estabeleça horários e organize seu dia a partir deles.

Cuidados com a saúde e a alimentação também são essenciais. Mesmo que não pareça, estes aspectos podem fazer uma grande diferença na vida dos estudantes. Isso porquê há mais contato com outras crianças ou adolescentes e consequentemente vírus e bactérias. Para minimizar os riscos de alguma contaminação, deve-se manter uma alimentação equilibrada e saudável.

O diálogo entre pais e filhos pode ser outro fator que ajudará demais. É um ótimo aliado para diminuir a ansiedade e a insegurança dos pequenos. É importante que a criança seja ensinada que a escola não é um lugar ruim, mas sim, um lugar incrível em que fará novas amizades e aprenderá muito sobre o mundo em que vive.

No caso dos mais novos, que vão ingressar numa instituição de ensino pela primeira vez, tem-se o fato de que será uma experiência totalmente nova e diferente. A criança, de repente, se vê no meio de pessoas estranhas e novas regras com as quais precisa conviver, isso tudo sem a proteção dos pais. Por isso, o cuidado ao se tomar é de se preparar bem. É importante conhecer bem o ambiente de estudo e os educadores que irão conduzir a criança neste novo caminho de conhecimento e formação.