Educação e infância: oportunidades e desafios

A infância é aquela maravilhosa fase da vida de nossos filhos antes deles começarem a dar trabalho. A frase impressionista é, claro, uma brincadeira; mas não está totalmente errada. Se os pais acham que seus filhos pequenos exigem atenção e geram preocupação, esperem até a chegada da adolescência!

Mas há, contudo, uma forma de preparar a si e a nossos filhos para esses momentos mais conturbados. Trata-se da reflexão adequada sobre educação infantil ou, de forma mais ampla, sobre educação e a infância.

Primeiramente, é preciso saber respeitar as idades. Um dos mais famosos pedagogos, Jean Piaget, já advertia sobre o imperativo de se adequar saberes a faixas etárias dos educandos. Por isso, nada de pressa, tudo a seu tempo. É fundamental identificar os produtos adequados aos nossos filhos antes de liberar seu consumo.

Isso, contudo, não deve incentivar uma educação castradora, essencialmente defensiva. Ao contrário, é tarefa das crianças explorar o mundo. Portanto, deixe que eles se sujem, deixe que batam em panelas, deixe que pintem incontáveis folhas de papel. São práticas que, no limite, significam que estão testando a natureza, seu corpo, explorando e raciocinando. Enfim, educando-se.

Ultimamente há todo um debate sobre os limites entre educação escolar e familiar. Assuma que a parte da família é, principalmente, a de impor limites – mas também estimular que as crianças utilizem-nos. Ou seja, uma criança desenvolve sua cognição mais adequadamente quando experimenta, inclusive, até a beira do aceitável. A repressão preventiva – prática comum na relação entre muitos pais e alunos – e, nesse sentido, frustradora, principalmente porque esteriliza na criança o sentido do descobrimento, algo que deve ser estimulado desde a infância para gerar frutos mais tarde.

Por isso, a relação familiar é tão importante para um futuro saudável, inclusive no aspecto mental. Os professores contam com vocês, pais, para desenvolverem seus filhos ao máximo. Em um mundo cada vez mais competitivo, este é um imperativo social.