Férias: descanso e aprendizado

Janeiro está aí e os estudantes só pensam em uma coisa: férias! Sabemos da importância do descanso. É o momento de recarregar as baterias para o próximo ano letivo, e por isso o repouso é fundamental por possibilitar ao aluno um retorno proveitoso. Entretanto, será mesmo que as férias servem exclusivamente ao lazer? E se tivéssemos como articular diversão e aprendizagem? Seria uma ótima pedida! Pois ela é possível.

Para não perder o embalo de estudos durante o mês de janeiro, considere acrescentar algumas opções educativas à sua rotina de descanso. Você sabia que é possível aprender muita coisa com produtos culturais que estão à nossa disposição? Pensemos em um conteúdo como o de História. Que tal assistir a um filme com uma temática que possa nos ajudar refletir sobre o nosso passado? Pois aqui vão dicas de filmes interessantes, a maioria deles disponível na internet ou em sites de conteúdo sob demanda: O ano em que meus pais saíram de férias, para aprender um pouco sobre a Ditadura Militar; A culpa é do Fidel, para saber mais sobre o governo chileno de Salvador Allende e o golpe de 1973; Game of Thrones, por que não?, permite que conheçamos mais sobre relações de vassalagem típicas da Idade Média.

Se seu interesse especial é pelas chamadas ciências da natureza, você também tem opção. Que tal começar a assistir à série Cosmos, com o divertidíssimo e competente astrofísico Neil Degrasse Tyson? É uma excelente escolha para aprendermos, de forma divertida, sobre biologia, física e química. E o melhor de tudo: a série está toda disponível pela Internet. É só clicar e começar a assistir.

E aí? Preparados para as praias e os momentos de lazer? É bom que estejam, porque o ano foi duro. Só não deixe os estudos totalmente de lado. Abra espaço para continuar aprendendo em sua agenda. Com certeza o ano que vem será ainda mais proveitoso, se você continuar praticando a reflexão e o pensamento crítico.