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Português

“Aos esfarrapados do mundo e aos que neles se descobrem e, assim descobrindo-se, com eles sofrem, mas, sobretudo, com eles lutam.”
(Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido; Dedicatória)

Tomadas inapelavelmente pelos princípios da Educação Libertadora de Paulo Freire – algumas até as lágrimas, como a professora Rita Hunty, no belo encerramento de sua aula—somos dessas que escolheram a premissa freireana da emancipação dos sujeitos, seres sociais e históricos, aninhados “ no peito um do outro”, como na canção, e no chão de onde vêm e pelo qual lutam. Inspiradas no exemplo vivo do pensador maior da educação brasileira, seguimos e perseguimos, como profissão de fé, a prática educativo-crítica na construção dialógica do conhecimento, em bonita ciranda entre nós e nossos (alu)ninhos. Animadas pelo centenário do semeador de liberdades, reafirmamos nossa certeza de que a educação, como ato político que é, precisa priorizar, sobretudo neste passo histórico de deterioração social, a alfabetização e letramento (o alfaletrar, no dizer da professora Magda Soares) de cidadãos que tiveram violado seu direito constitucional à escolarização na idade apropriada. Suas digitais esmaecidas, corroídas pela superexploração do trabalho, no campo e na cidade, ainda aguardam—11 milhões, em dados recentes—a devida inserção de suas assinaturas no mundo letrado…

Com base em todos os textos—vídeos, artigos, aulas, palestras, lives, notícias, ensaios, poemas, livros, canções, citações – e debates interdisciplinares, elabore um texto dissertativo-argumentativo que responda à seguinte questão:

Educação de jovens e adultos no Brasil – luta e direito em risco.

Orientações Gerais:

  • Seu texto deve apresentar máximo de 30 linhas.
  • Selecione, organize e inter-relacione argumentos, fatos, opiniões, a fim de que possa defender seu ponto de vista e propostas. Para isso, faça o planejamento.
  • Atenda à modalidade padrão da língua.
  • Cuide para que seu texto não fira os Direitos Humanos, assegurados por lei, respaldados pela ética.
  • Apresente uma proposta-intervenção com agentes e procedimentos claros e adequados.
  • De um título criativo ao seu texto.
  • Sua redação deverá ser entregue, impreterivelmente, até o próximo encontro.
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